Neymar é um fenómeno no Brasil, tanto dentro como fora de campo, mas os seus feitos ainda têm eco limitado na Europa, exceto quando pelo meio se mete o futuro do jogador, constantemente ligado a Barcelona e Real Madrid. No entanto, e como não é só no mundo do futebol que Neymar dá que falar, a revista SportsPro e a Eurosport avaliaram o astro canarinho como o desportista «com maior valor comercial em termos de marketing».
O avançado do Santos é o primeiro do ranking mas não é o único futebolista da lista, já que Lionel Messi ocupa a segunda posição do pódio e Cristiano Ronaldo é o oitavo classificado no referido estudo. Vicent Kompany (21.º), Jack Wilshere (29.º), Lucas Moura (33.º), Shinji Kagawa (38.º), Gareth Bale (48.º) e a norte-americana Alex Morgan (27.ª) são outros nomes que aparecem no top-50.
David Cushan, editor-chefe da revista SportsPro, justificou da seguinte forma a eleição de Neymar como o desportista mais valioso para projetos de marketing: «Elegemos Neymar no ano passado e não há motivos para mudar essa condição este ano. Está bem posicionado para ser o jogador mais rentável no Mundial 2014 e a sua transferência para a Europa continua a ser muito falada. O seu estatuto de superestrela e o seu óbvio talento transformam-no num alvo apetecível para as grandes marcas. E ainda nem sequer está no pico da carreira», comentou o jornalista.
O avançado do Santos é o primeiro do ranking mas não é o único futebolista da lista, já que Lionel Messi ocupa a segunda posição do pódio e Cristiano Ronaldo é o oitavo classificado no referido estudo. Vicent Kompany (21.º), Jack Wilshere (29.º), Lucas Moura (33.º), Shinji Kagawa (38.º), Gareth Bale (48.º) e a norte-americana Alex Morgan (27.ª) são outros nomes que aparecem no top-50.
David Cushan, editor-chefe da revista SportsPro, justificou da seguinte forma a eleição de Neymar como o desportista mais valioso para projetos de marketing: «Elegemos Neymar no ano passado e não há motivos para mudar essa condição este ano. Está bem posicionado para ser o jogador mais rentável no Mundial 2014 e a sua transferência para a Europa continua a ser muito falada. O seu estatuto de superestrela e o seu óbvio talento transformam-no num alvo apetecível para as grandes marcas. E ainda nem sequer está no pico da carreira», comentou o jornalista.